quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bloco II - Módulo 11 - Aula do dia 10/10/2009 - Parter I


Módulo 11 - Gestão Democratica nos sistemas e na escola

A nossa aula do dia 10/10/2009 teve início com a apresentação de uma oração em vídeo “O melhor lugar do mundo”. Dando continuidade ouvimos e refletimos com a letra da música “Dias melhores” Jota Quest.



Logo em seguida fomos questionados pela Tutora Josy, sobre os papéis desenvolvidos pelo secretario escolar. O que devemos fazer, como fazer, quando fazer e porque fazer. Depois tivemos um momento de descontração, foi quando nos juntamos com a turma B, para assistirmos uma palestra sobre educação com a coordenadora da Escola Presidente Médici, Sandra Mieres Vegas Passos.

Logo após o almoço, a turma foi dividida em grupos por escola para que cada grupo falasse de suas funções no seu local de trabalho, ficando alguns grupos para terminarem a apresentação na próxima aula.
Cursista: Terezinha Sobrinho

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Bloco II - Módulo 10 - Aula do dia 26/09/2009 - Parter II


Módulo 10 – Trabalho Escolar e Teorias Administrativas

A segunda parte do Módulo 10 traz a Política, o planejamento e a legislação educacional, e suas relações, onde as políticas públicas são destinadas a todos os cidadãos, independente de qualquer critério. As políticas sociais correspondem a uma fração das políticas públicas, onde após um estudo de determinada área, são elaborados projetos pra que possam atender as necessidades da população.

A política educacional é definida com o objetivo de atender as necessidade do povo e solucionar problemas educacionais diversos. O planejamento educacional deve ser definido tomando como referência a relação educação e sociedade.

As principais características que podem ser observadas em um planejamento são: a Participação, a Objetividade, a Coerência, a Exeqüibilidade, a Flexibilidade, a Continuidade, a Contextualização e a Clareza.

O módulo traz também o Planejamento Escolar, onde a escola precisa planejar a educação que deseja ofertar para todos aqueles que a procuram, pois ela, como organização, não é algo abstrato, mas concreto.

O planejamento escolar pode ser classificado nas seguintes fases: Diagnóstico, Programação e Acompanhamento e avaliação.

O resultado final do Planejamento é o Plano Escolar, é o documento que define decisões, objetivos, estratégias, instrumento, recursos e prazos para o alcance dos resultados. É a apresentação organizada e contextualizada das decisões tomadas pela escola, levando em conta o conjunto de ações que pretende realizar. Um guia que orienta a prática escolar.

A ética é tratada neste módulo com visão na administração pública, onde os funcionários que trabalham nas escolas devem seguir os princípios do serviço público.

A Constituição Federal de 1988 traz a chamada Constituição Cidadã, onde os princípios que regem o serviço público estão fixados, sendo eles: a Legalidade, a Impessoalidade, a Moralidade, e a Publicidade.

Estes princípios para sua melhor compreensão são complementares, deste modo todos atuam juntos, garantindo ao cidadão não haver espaço para abuso da autoridade.

A ética no serviço público é extremamente importante e se relaciona à ideia de termos uma conduta profissional com base nos padrões da Constituição Cidadã.

Cursista: Mariana Akemi