quinta-feira, 25 de março de 2010

PPS Módulo - Conscientização - NTE e EE Vinicius de Moraes

No dia 18/03/20010, foi realizada a PPS de Conscientização a preservação do Patrimônio Escolar, onde foram envolvidos todos cursistas da Escola Estadual Vinicius de Moraes e do NTE, a direção, a coordenação, os professores e principalemente os alunos.

Foram tratados os seguintes assuntos: o desperdicio de merenda, os gastos com água e luz, a conservação do prédio escolar e dos materiais e uniforme que foram entregues aos alunos.

Os cursistas pediram a colaboração dos alunos para que não aconteça o desperdicio da merenda, que ao término das aulas, seja desligadas as lâmpadas e ventiladores, que após os alunos beberem água, fechem as torneiras e não deixem pingando e que conservem o prédio da escola e zelem pelo material e uniformes recebidos.


quarta-feira, 17 de março de 2010

Bloco II - Módulo 15 - Aula do dia 13/03/2010 - Parte II

Módulo 15 - Administração de Materiais

Como sempre, iniciamos a aula fazendo uma oração e pedindo proteção divina. Em seguida, fizemos uma dinâmica, onde cada cursista falaria das características de seu colega de sala, e isso deu muito o que falar.


 
Aprendemos sobre a classificação dos bens públicos, licitações, aquisição de materiais e doações dos mesmos que podem ser feitas por quaisquer instituições ou pessoas físicas, desde que seja registrada de modo que pertença ao patrimônio da escola.

Ainda neste módulo ficamos sabendo que o almoxarifado é o setor responsável pela guarda de materiais, e pelas distribuições dos mesmos. E verificamos como é importante registrar a entrada e a saída dos materiais e equipamento para a organização do patrimônio da escola.

Estudamos muito sobre a preservação dos bens públicos e também conscientizamos os alunos e demais funcionários ao não desperdício da água, da energia elétrica etc. tanto na escola quanto em nossas casas.

Neste dia fizemos também uma visita a empresa Copasul, onde assistimos à apresentação de alunos que participam do projeto Coopermirim, que é uma parceria da empresa Copasul com a escola municipal Vereador Odércio Nunes de Matos, na reciclagem de papel.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Bloco II - Módulo 15 - Aula do dia 27/02/2010 - Parte I

Módulo 15 – Administração de Materiais

Iniciamos com uma oração pedindo a benção a todos, principalmente a família de nossa cursista Sonia Maria Nogueira, que havia falecido naquela madrugada.

Em seguida começamos nossas atividades, onde divididos em grupos, falamos sobre as diferenças entre administração e gestão, onde a administração trás a centralização do poder nas mãos do administrador e a gestão tem a participação efetiva e consciente de todos os segmentos no processo decisório.

Estudamos também sobre Patrimônio público, que é o conjunto de bens e direitos pertencentes aos entres da administração pública e, por isso, pertencem a todos os cidadãos. Temos na modalidade de patrimônio, além do físico, o cultural, o moral e o ambiental:
  • O Cultural são os bens que fazem referência à identidade, à memória dos diversos grupos formadores da sociedade brasileira;
  • O Moral é regido pelo princípio da moralidade;
  • O Ambiental corresponde ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
 Também pudemos classificar os bens públicos, como sendo:
  • Bens imóveis – os prédios destinados a sediar as atividades dos entes públicos;
  • Materiais ou bens de consumo – materiais de expediente, artigos de limpeza e higiene, por exemplo;
  • Materiais ou bens permanentes – mobiliários, equipamentos, utensílios, eletrônicos, etc;
  • Materiais ou bens de distribuição gratuita – livros didáticos, remédios, óculos, entre outros.
Também tivemos uma palestra sobre primeiros socorros com o sargento Silveira, continuando o trabalho do Corpo de bombeiros iniciado na aula anterior.


Por fim as escolas se reuniram em grupos para definir quais ações seriam realizadas nas PPS que teríamos de cumprir para o término do curso.