Módulo 10 – Trabalho Escolar e Teorias Administrativas
A segunda parte do Módulo 10 traz a Política, o planejamento e a legislação educacional, e suas relações, onde as políticas públicas são destinadas a todos os cidadãos, independente de qualquer critério. As políticas sociais correspondem a uma fração das políticas públicas, onde após um estudo de determinada área, são elaborados projetos pra que possam atender as necessidades da população.
A política educacional é definida com o objetivo de atender as necessidade do povo e solucionar problemas educacionais diversos. O planejamento educacional deve ser definido tomando como referência a relação educação e sociedade.
As principais características que podem ser observadas em um planejamento são: a Participação, a Objetividade, a Coerência, a Exeqüibilidade, a Flexibilidade, a Continuidade, a Contextualização e a Clareza.
O módulo traz também o Planejamento Escolar, onde a escola precisa planejar a educação que deseja ofertar para todos aqueles que a procuram, pois ela, como organização, não é algo abstrato, mas concreto.
O planejamento escolar pode ser classificado nas seguintes fases: Diagnóstico, Programação e Acompanhamento e avaliação.
O resultado final do Planejamento é o Plano Escolar, é o documento que define decisões, objetivos, estratégias, instrumento, recursos e prazos para o alcance dos resultados. É a apresentação organizada e contextualizada das decisões tomadas pela escola, levando em conta o conjunto de ações que pretende realizar. Um guia que orienta a prática escolar.
A ética é tratada neste módulo com visão na administração pública, onde os funcionários que trabalham nas escolas devem seguir os princípios do serviço público.
A Constituição Federal de 1988 traz a chamada Constituição Cidadã, onde os princípios que regem o serviço público estão fixados, sendo eles: a Legalidade, a Impessoalidade, a Moralidade, e a Publicidade.
Estes princípios para sua melhor compreensão são complementares, deste modo todos atuam juntos, garantindo ao cidadão não haver espaço para abuso da autoridade.
A ética no serviço público é extremamente importante e se relaciona à ideia de termos uma conduta profissional com base nos padrões da Constituição Cidadã.
Cursista: Mariana Akemi