Módulo 10 – Trabalho Escolar e Teorias Administrativas
A segunda parte do Módulo 10 traz a Política, o planejamento e a legislação educacional, e suas relações, onde as políticas públicas são destinadas a todos os cidadãos, independente de qualquer critério. As políticas sociais correspondem a uma fração das políticas públicas, onde após um estudo de determinada área, são elaborados projetos pra que possam atender as necessidades da população.
A política educacional é definida com o objetivo de atender as necessidade do povo e solucionar problemas educacionais diversos. O planejamento educacional deve ser definido tomando como referência a relação educação e sociedade.
As principais características que podem ser observadas em um planejamento são: a Participação, a Objetividade, a Coerência, a Exeqüibilidade, a Flexibilidade, a Continuidade, a Contextualização e a Clareza.
O módulo traz também o Planejamento Escolar, onde a escola precisa planejar a educação que deseja ofertar para todos aqueles que a procuram, pois ela, como organização, não é algo abstrato, mas concreto.
O planejamento escolar pode ser classificado nas seguintes fases: Diagnóstico, Programação e Acompanhamento e avaliação.
O resultado final do Planejamento é o Plano Escolar, é o documento que define decisões, objetivos, estratégias, instrumento, recursos e prazos para o alcance dos resultados. É a apresentação organizada e contextualizada das decisões tomadas pela escola, levando em conta o conjunto de ações que pretende realizar. Um guia que orienta a prática escolar.
A ética é tratada neste módulo com visão na administração pública, onde os funcionários que trabalham nas escolas devem seguir os princípios do serviço público.
Estes princípios para sua melhor compreensão são complementares, deste modo todos atuam juntos, garantindo ao cidadão não haver espaço para abuso da autoridade.
A ética no serviço público é extremamente importante e se relaciona à ideia de termos uma conduta profissional com base nos padrões da Constituição Cidadã.
Cursista: Mariana Akemi
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