quarta-feira, 15 de julho de 2009

Módulo 5 - Aula do dia 20/06/2009 - Parte II

Módulo 05 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: Abordagem sociológica da educação.

Na segunda parte do módulo cinco, vimos a visão conservadora da sociedade e a relação entre a educação e a sociedade.

Na visão conservadora, Durkheim aponta duas condições para que haja a educação. A primeira é que exista uma geração de pessoas adultas e uma outra de jovens. A segunda condição é que a ação educativa seja exercida pela geração mais velha sobre o jovem. Os mais novos só recebem o conhecimento. O professor sabe tudo e o aluno nada tem a contribuir.

A educação, para Durkheim, é um fato social, assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposto as pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa.

Estudamos a Sociologia como resposta intelectual às transformações sociais resultantes da Revolução industrial, do Industrialismo e da Revolução Francesa, que são elementos e características do funcionalismo e do Materialismo Dialético, do conservadorismo de Émile Durkeim e a influência do pensamento liberal de John Dewey e da teoria do Capital Humano. A educação como reprodutora de classes. Reestruturação Capitalista, as transformações sociais, reforma do Estado e o mundo do trabalho.

Vimos ainda que no Brasil, esses princípios foram trazidos por educadores que sofreram a influência de Dewey, em especial Anísio Teixeira, que constituiu um ideário próprio à realidade nacional, carente de espaço públicos de educação para todos.




“Só existirá democracia no Brasil”.
No dia em que se montar no país
A máquina que prepara as democracias.
“Essa máquina é a da escola pública”.





Cursista: Terezinha Sobrinho

Módulo 5 - Aula do dia 06/06/2009 - Parte I

Módulo 05 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: Abordagem sociológica da educação.


Na primeira parte do módulo cinco aprendemos um pouco dos acontecimentos dos séc.XVIII E XIX, para compreender melhor os acontecimentos daquela época. O trabalho se dava de forma artesanal e aos poucos foi substituído pelo trabalho manufaturado.

No séc.XVIII, intensificou-se o processo de industrialização, que aumentou em grande escala a produção de mercadorias e o consumo das mesmas. Devido a estes acontecimentos gerou-se uma grande transformação na sociedade chamada de Revolução Industrial.


As transformações foram: o trabalhador torna-se apenas possuidor da força de trabalho, que vende ao capitalismo, tornando-se dependente deste para sua sobrevivência, a jornada de trabalho se estendia até as dezesseis horas diárias. Assim a servidão dá lugar ao trabalho assalariado. A população foi atraída para os centros urbanos, provocando o êxodo rural.



O interior de uma fabrica no séc.XIII, durante a Revolução Industrial
Cursista: Terezinha Sobrinho

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Módulo 4 - Aula do dia 23/05/2009 - Parte II

Módulo 4 – Relações Interpessoais: abordagem psicológica

UNIDADE IV
Disciplina e Motivação

Na vida escolar, disciplina tradicionalmente significa: obter a tranqüilidade, o silencio e a passividade dos alunos, para que eles não se distraiam dos exercícios propostos pelo professor e que sigam as regras pré-determinadas pelos adultos.

“A motivação depende principalmente do ambiente que você se encontra, das pessoas que estão trabalhando com você, do contexto em geral, pois não adianta ser motivado somente através de promoção, reconhecimento, etc, se você não se sentir bem no local de trabalho. Motivação é um conjunto de fatores que falta as organizações implementar e visualizar.” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motivação



Gênero nas Relações Escolares

Podemos definir gênero, como sendo a atribuição de um modo de ser que reúne características sociais e culturais de homem ou de mulher. A escola como espaço de socialização de meninas e de meninos exerce uma grande influência no processo de constituição de gênero. O papel do educador nesse processo é de fundamental importância para flexibilizar as regras e os papéis de gênero e levar os alunos a uma reflexão sobre as relações de gênero.


Diversidade Cultural no Processo Educacional

Todos nós ao nascermos, já fazemos parte de uma cultura que é a forma de organização social de um grupo, com valores, crenças e costumes específicos. Podemos perceber diferenças nos costumes das pessoas e como eles podem causar estranhamento. A escola reúne crianças de diferentes meios sociais, onde ocorre uma troca de valores e crenças.

UNIDADE V

Papel da Mídia na Escola

O papel da mídia (rádio, televisão, jornal e cinema) na formação tem um fator muito importante, por exercer uma influência marcante na formação dos educadores e educandos. Com a TV aprendemos modos de falar, padrões de comportamento, modos de julgamento, informações sobre diversos assuntos, etc. Na escola, podemos dizer que aprendemos o mesmo. Por se tratar de uma linguagem tão presente na nossa cultura, não é mais possível ignorar a televisão e os demais meios de comunicação na escola.

Módulo 4 - Aula do dia 09/05/2009 - Parte I

Módulo 4 – Relações Interpessoais: abordagem psicológica

UNIDADE I
Psicologia

Estudo que objetiva a análise da vida humana mediante a visão do caráter e da consciência do indivíduo, que são para ela, partes da personalidade dos homens, ou seja, aquilo que diferencia uns dos outros, como os diversos modos de vida que adotam sem a escolha dos outros.

Senso Comum

Conhecimentos/saberes, provenientes de experiências pessoais e coletivas, utilizados para lidar com as situações/eventos do cotidiano.

Ciência

Refere-se a conhecimentos sistematizados provenientes de estudos/investigações que fazem uso de metodologias específicas e rigorosas.

As três importantes tendências teóricas na psicologia: Behaviorismo (comportamentalismo); a Gestalt (compreensão do homem como totalidade); Psicanálise (mais difundida no senso comum).

UNIDADE II

Desenvolvimento e aprendizagem

Dentre as diferentes concepções apresentadas sobre desenvolvimento e aprendizagem, destacamos a de Vigotski, considerada a mais importante, apresentada em três posições teóricas:
1. O processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
2. Parte do princípio que aprendizado é desenvolvimento.
3. O desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado.
Mas depois de muitos estudos Vigotski rejeita essas três teorias e propõe outra solução: O aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.

UNIDADE III

Ciclo da Vida: Infância, adolescência, fase adulta e velhice

O conceito de estágio ou etapa tem as suas origens nas noções de idade, de era, de época, de período que são usadas pela humanidade há muitos anos e se conservam até hoje.

A divisão em etapas diferentes está certamente ligada às necessidades educativas daquilo que devemos aprender para melhor nos adaptarmos à vida.

Segundo a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo numa sucessão de estágios é:
  • sensório-motor – de 0 a 2 anos
  • pré-operacional – de 2 a 6 anos
  • operações concretas – de 7 a 11 anos
  • operações formais – 12 anos em diante

    A teoria de Wallon é apresentada da seguinte forma:

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fotos do projeto Páscoa Informatizada

Montagem do Painel






Painel Finalizado







Projeto - Painel da Páscoa



Mariana Akemi Lombardi
Terezinha Sobrinho Cândido


Projeto Páscoa Informatizada



Projeto realizado para cumprir 10 horas da parte de PPS – Pratica Profissional Supervisionada do Curso Profuncionário, Secretaria Escolar, turma A, Tutora Josy Kellen Scudeler.


Naviraí-MS Março/2009








JUSTIFICATIVA


Elaborar um painel com o tema Páscoa, para o cumpriment o de 10 horas da parte de prática profissional supervisionada - PPS do curso Profuncionário.


OBJETIVO


Este Projeto tem como objetivo despertar e sensibilizar as pessoas que trabalham e que são atendidas em nosso ambiente de trabalho, para que valorizem a Páscoa e seus significados.


Refletir a importância da páscoa, assim como comemorar o momento através da paz, do amor e da compreensão da mensagem religiosa que esta data nos trás.



METODOLOGIA


Inicialmente foi realizada uma pesquisa sobre o tema páscoa na internet, através de visitas a vários sites relacionados ao tema, para a escolha do motivo principal do painel. Em seguida foi encontrada a mensagem “Páscoa Informatizada”, na qual foi selecionada por conter conteúdos que estão relacionados ao nosso ambiente de trabalho.


Foi entregue ao Diretor no NTE o ofício solicitando os materiais que seriam utilizadosna confecção do painel.


Após a escolha da mensagem foram montados os slides com a mensagem, utilizando imagens religiosas e símbolos relacionados à páscoa e depois impressos. Também foram desenhadas e recortadas a grama e as patas de coelho no EVA.


Após a confecção dos slides e o recorte dos moldes no EVA, foi realizada a montagem do painel em um dos murais da parte da secretaria do NTE, onde ficará exposto até a Páscoa.



RECURSOS




Computador e impressora

Internet parapesquisa

Moldes de desenhos

Papel verge

Tinta para impressora

EVA – branco e verde

Canetinha preta

Tesoura

Fita adesiva



AVALIAÇÃO


Será feita através da montagem e exposição do painel no mural do NTE, pela tutora responsável.




MENSAGEM
Páscoa Informatizada


Dê um CLIQUE DUPLO nesta Páscoa !
ARRASTE JESUS para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL.
SALVE-O em todos SEUS ARQUIVOS PESSOAIS.


SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.
Que Ele seja seu MODELO para FORMATAR sua vida:
JUSTIFIQUE-a e ALINHE-a À DIREITA e À ESQUERDA, sem QUEBRAS na sua caminhada.


Que Jesus não seja apenas um ÍCONE, um ACESSÓRIO, uma FERRAMENTA, um RODAPÉ, mas o CABEÇALHO, a LETRA CAPITULAR, a BARRA DE ROLAGEM de seu caminhar.

Que Ele seja a FONTE da graça para sua ÁREA DE TRABALHO, o PAINTBRUSH para COLORIR seu sorriso, a CONFIGURAÇÃO de sua simpatia, a NOVA JANELA para VISUALIZAR o TAMANHO de seu amor, o PAINEL DE CONTROLE, para CANCELAR seus RECUOS COMPARTILHAR seus RECURSOS e ACESSAR o coração de suas amizades.
COPIE tudo que é bom DELETE seus ERROS.




Não deixe à MARGEM ninguém, ABRA as BORDAS de seu coração, REMOVA dele o VÍRUS do egoísmo.
Antes de FECHAR,
Coloque JESUS nos seus FAVORITOS e sua Páscoal será o ATALHO de sua felicidade!

CLIQUE agora em OK para ATUALIZAR seus CONTEÚDOS!

Complicar é simples. Simplificar é que é complicado...


AMOR SAÚDE P AZ

Turma A de Secretaria Escolar

Curso Técnico de Formação Para
os Funcionários da Educação - Profuncionário

Secretaria Escolar - Turma A


Cursistas do NTE de Navirai



Mariana Akemi Lombardi

Assitente de Atividades Educacionais


Atualmente Secretária do NTE de Navirai


Cursista da Turma A de Se
cretaria Escolar











Terezinha Sobrinho Cândido

Assistente de Atividades Educacionais

Atualmente no NTE de Navirai


Cursista da Turma A de Secretaria Escolar