Módulo 4 – Relações Interpessoais: abordagem psicológica
UNIDADE IV
Disciplina e Motivação
Na vida escolar, disciplina tradicionalmente significa: obter a tranqüilidade, o silencio e a passividade dos alunos, para que eles não se distraiam dos exercícios propostos pelo professor e que sigam as regras pré-determinadas pelos adultos.
“A motivação depende principalmente do ambiente que você se encontra, das pessoas que estão trabalhando com você, do contexto em geral, pois não adianta ser motivado somente através de promoção, reconhecimento, etc, se você não se sentir bem no local de trabalho. Motivação é um conjunto de fatores que falta as organizações implementar e visualizar.” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motivação
Gênero nas Relações Escolares
Na vida escolar, disciplina tradicionalmente significa: obter a tranqüilidade, o silencio e a passividade dos alunos, para que eles não se distraiam dos exercícios propostos pelo professor e que sigam as regras pré-determinadas pelos adultos.
“A motivação depende principalmente do ambiente que você se encontra, das pessoas que estão trabalhando com você, do contexto em geral, pois não adianta ser motivado somente através de promoção, reconhecimento, etc, se você não se sentir bem no local de trabalho. Motivação é um conjunto de fatores que falta as organizações implementar e visualizar.” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motivação
Gênero nas Relações Escolares
Podemos definir gênero, como sendo a atribuição de um modo de ser que reúne características sociais e culturais de homem ou de mulher. A escola como espaço de socialização de meninas e de meninos exerce uma grande influência no processo de constituição de gênero. O papel do educador nesse processo é de fundamental importância para flexibilizar as regras e os papéis de gênero e levar os alunos a uma reflexão sobre as relações de gênero.
Diversidade Cultural no Processo Educacional
Todos nós ao nascermos, já fazemos parte de uma cultura que é a forma de organização social de um grupo, com valores, crenças e costumes específicos. Podemos perceber diferenças nos costumes das pessoas e como eles podem causar estranhamento. A escola reúne crianças de diferentes meios sociais, onde ocorre uma troca de valores e crenças.
Diversidade Cultural no Processo Educacional
Todos nós ao nascermos, já fazemos parte de uma cultura que é a forma de organização social de um grupo, com valores, crenças e costumes específicos. Podemos perceber diferenças nos costumes das pessoas e como eles podem causar estranhamento. A escola reúne crianças de diferentes meios sociais, onde ocorre uma troca de valores e crenças.
UNIDADE V
Papel da Mídia na Escola
O papel da mídia (rádio, televisão, jornal e cinema) na formação tem um fator muito importante, por exercer uma influência marcante na formação dos educadores e educandos. Com a TV aprendemos modos de falar, padrões de comportamento, modos de julgamento, informações sobre diversos assuntos, etc. Na escola, podemos dizer que aprendemos o mesmo. Por se tratar de uma linguagem tão presente na nossa cultura, não é mais possível ignorar a televisão e os demais meios de comunicação na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário