quarta-feira, 15 de julho de 2009

Módulo 5 - Aula do dia 20/06/2009 - Parte II

Módulo 05 - EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: Abordagem sociológica da educação.

Na segunda parte do módulo cinco, vimos a visão conservadora da sociedade e a relação entre a educação e a sociedade.

Na visão conservadora, Durkheim aponta duas condições para que haja a educação. A primeira é que exista uma geração de pessoas adultas e uma outra de jovens. A segunda condição é que a ação educativa seja exercida pela geração mais velha sobre o jovem. Os mais novos só recebem o conhecimento. O professor sabe tudo e o aluno nada tem a contribuir.

A educação, para Durkheim, é um fato social, assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposto as pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa.

Estudamos a Sociologia como resposta intelectual às transformações sociais resultantes da Revolução industrial, do Industrialismo e da Revolução Francesa, que são elementos e características do funcionalismo e do Materialismo Dialético, do conservadorismo de Émile Durkeim e a influência do pensamento liberal de John Dewey e da teoria do Capital Humano. A educação como reprodutora de classes. Reestruturação Capitalista, as transformações sociais, reforma do Estado e o mundo do trabalho.

Vimos ainda que no Brasil, esses princípios foram trazidos por educadores que sofreram a influência de Dewey, em especial Anísio Teixeira, que constituiu um ideário próprio à realidade nacional, carente de espaço públicos de educação para todos.




“Só existirá democracia no Brasil”.
No dia em que se montar no país
A máquina que prepara as democracias.
“Essa máquina é a da escola pública”.





Cursista: Terezinha Sobrinho

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