segunda-feira, 13 de julho de 2009

Módulo 4 - Aula do dia 09/05/2009 - Parte I

Módulo 4 – Relações Interpessoais: abordagem psicológica

UNIDADE I
Psicologia

Estudo que objetiva a análise da vida humana mediante a visão do caráter e da consciência do indivíduo, que são para ela, partes da personalidade dos homens, ou seja, aquilo que diferencia uns dos outros, como os diversos modos de vida que adotam sem a escolha dos outros.

Senso Comum

Conhecimentos/saberes, provenientes de experiências pessoais e coletivas, utilizados para lidar com as situações/eventos do cotidiano.

Ciência

Refere-se a conhecimentos sistematizados provenientes de estudos/investigações que fazem uso de metodologias específicas e rigorosas.

As três importantes tendências teóricas na psicologia: Behaviorismo (comportamentalismo); a Gestalt (compreensão do homem como totalidade); Psicanálise (mais difundida no senso comum).

UNIDADE II

Desenvolvimento e aprendizagem

Dentre as diferentes concepções apresentadas sobre desenvolvimento e aprendizagem, destacamos a de Vigotski, considerada a mais importante, apresentada em três posições teóricas:
1. O processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
2. Parte do princípio que aprendizado é desenvolvimento.
3. O desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado.
Mas depois de muitos estudos Vigotski rejeita essas três teorias e propõe outra solução: O aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.

UNIDADE III

Ciclo da Vida: Infância, adolescência, fase adulta e velhice

O conceito de estágio ou etapa tem as suas origens nas noções de idade, de era, de época, de período que são usadas pela humanidade há muitos anos e se conservam até hoje.

A divisão em etapas diferentes está certamente ligada às necessidades educativas daquilo que devemos aprender para melhor nos adaptarmos à vida.

Segundo a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo numa sucessão de estágios é:
  • sensório-motor – de 0 a 2 anos
  • pré-operacional – de 2 a 6 anos
  • operações concretas – de 7 a 11 anos
  • operações formais – 12 anos em diante

    A teoria de Wallon é apresentada da seguinte forma:

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