Módulo 4 – Relações Interpessoais: abordagem psicológica
UNIDADE I
UNIDADE I
Psicologia
Estudo que objetiva a análise da vida humana mediante a visão do caráter e da consciência do indivíduo, que são para ela, partes da personalidade dos homens, ou seja, aquilo que diferencia uns dos outros, como os diversos modos de vida que adotam sem a escolha dos outros.
Senso Comum
Conhecimentos/saberes, provenientes de experiências pessoais e coletivas, utilizados para lidar com as situações/eventos do cotidiano.
Ciência
Refere-se a conhecimentos sistematizados provenientes de estudos/investigações que fazem uso de metodologias específicas e rigorosas.
As três importantes tendências teóricas na psicologia: Behaviorismo (comportamentalismo); a Gestalt (compreensão do homem como totalidade); Psicanálise (mais difundida no senso comum).
UNIDADE II
Desenvolvimento e aprendizagem
Dentre as diferentes concepções apresentadas sobre desenvolvimento e aprendizagem, destacamos a de Vigotski, considerada a mais importante, apresentada em três posições teóricas:
1. O processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
2. Parte do princípio que aprendizado é desenvolvimento.
3. O desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado.
Mas depois de muitos estudos Vigotski rejeita essas três teorias e propõe outra solução: O aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.
Dentre as diferentes concepções apresentadas sobre desenvolvimento e aprendizagem, destacamos a de Vigotski, considerada a mais importante, apresentada em três posições teóricas:
1. O processo de desenvolvimento da criança é independente do aprendizado.
2. Parte do princípio que aprendizado é desenvolvimento.
3. O desenvolvimento é sempre um conjunto maior que o aprendizado.
Mas depois de muitos estudos Vigotski rejeita essas três teorias e propõe outra solução: O aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.
UNIDADE III
Ciclo da Vida: Infância, adolescência, fase adulta e velhice
O conceito de estágio ou etapa tem as suas origens nas noções de idade, de era, de época, de período que são usadas pela humanidade há muitos anos e se conservam até hoje.
A divisão em etapas diferentes está certamente ligada às necessidades educativas daquilo que devemos aprender para melhor nos adaptarmos à vida.
Segundo a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo numa sucessão de estágios é:
O conceito de estágio ou etapa tem as suas origens nas noções de idade, de era, de época, de período que são usadas pela humanidade há muitos anos e se conservam até hoje.
A divisão em etapas diferentes está certamente ligada às necessidades educativas daquilo que devemos aprender para melhor nos adaptarmos à vida.
Segundo a teoria de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo numa sucessão de estágios é:
- sensório-motor – de 0 a 2 anos
- pré-operacional – de 2 a 6 anos
- operações concretas – de 7 a 11 anos
- operações formais – 12 anos em diante
A teoria de Wallon é apresentada da seguinte forma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário